quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Sessão roteiros ch




Roteiro

Cena 1

Chaves bate na porta da casa do Quico.

Chaves: Vamos, temos que ir para a escola.
Quico: Espera Chaves, temos que levar minha prima.
Chaves: Quem?
Quico: Pois a Pópis. Não se lembra que ela está hospedada na minha casa?
Chaves: A Pópis?
Quico: Sim, Chaves.
Chaves: A que fala como se tivesse catarro?
Quico: Sim.
Chaves: Sua prima?
Quico: Sim.
Chaves: A Pópis?
Quico: Cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa louco!
Chaves: Comigo ninguém tem paciência.
Dona Florinda: Quico, não vai sair sem sua prima.
Quico: Isso é o que estava dizendo ao Chaves do 8, mamãe.
Chaves: Mas vamos chegar tarde à classe.
Dona Florinda: Ah, por 5 minutos? Pópis, vem depressa. (Pópis grita da casa, mas não aparece)
Pópis: Já vou, tia.
Chaves: Fala como se tivesse comendo "pinoles".

Pópis sai da casa da Dona Florinda, esta é a sua primeira aparição no seriado.

Dona Florinda: Ande Pópis.
Pópis: Sim, tia.
Chaves: Vamos, senão chegaremos tarde. (Chaves arrasta Quico pelo braço e os dois saem correndo)
Pópis: Esperem.
Dona Florinda: Ah, que coisa tão bela que são as crianças em nossa família!
Seu Madruga: Esta menina que saiu é sua parente?
Dona Florinda: É minha sobrinha, dizem que se parece muito comigo.
Seu Madruga: Sim, mas o importante é que tem saúde, né?
Dona Florinda: Quê quer dizer com isso?
Seu Madruga: Nada, nada.
Dona Florinda: Esse é o mal de se viver com a gentalha. (Sr. Barriga chega na vila, Seu Madruga tenta escapar)
Sr. Barriga: Espere, Seu Madruga.
Seu Madruga: Não tenho o dinheiro para pagar o aluguel.
Sr. Barriga: Outro dia lhe cobro o aluguel, agora quero te pedir um favor. Estou muito atrasado para trabalhar e não posso levar meu filho à escola.
Seu Madruga: O senhor tem filho?
Sr. Barriga: Sim, vou te apresentar. Nhonho!

Nhonho aparece na vila. É impressionante o talento de Chespirito, Florinda Meza e Edgar Vivar, que conseguem tornar os personagens Pópis e Nhonho, carismáticos logo de cara.

Nhonho: Sim, papai.
Sr. Barriga: Seu Madruga vai me fazer o favor te levar até a escola, se comporte bem, hein!
Nhonho: Sim, papai.
Sr. Barriga: Não vá correr na rua!
Nhonho: Sim.
Seu Madruga: Sobretudo na rua da escola, que tem uma ladeira. Porque senão você vai começar a rolar e aí, quem te para?
Sr. Barriga: Quê?
Seu Madruga: Digo...
Sr. Barriga: Melhor não dizer nada. E você, (vira-se para Nhonho) é bom que obedeça o Seu Madruga em tudo o que ele te ordenar.
Nhonho: Sim.
Seu Madruga: Vamos porque ainda faltam 15 quadras para atravessarmos. Outra coisa, se lembra que seu pai disse para você fazer tudo o que eu ordenar?
Nhonho: Sim.
Seu Madruga: Te ordeno que você me empreste 5 pesos.
Nhonho: É que só tenho 20 pesos!
Seu Madruga: Está bem. (Seu Madruga pega o dinheiro, bota no bolso e leva o Nhonho para a escola)

Cena 2

Malicha: Aí vem ele. (Todos sentam) Hehehe, eu os enganei... Agora sim, vem o professor. (Todos sentam de novo) Voltei a os enganar, hehehe... (Todos reclamam) Agora sim, vem o professor. (Todos sentam, menos Chaves)
Chaves: Como vocês são tontos, não vê que ela tá mentindo.

O Professor Jirafales está atrás de Chaves, sem que esse o perceba.

Quico: Ah, Chaves, você deveria se comportar bem, ainda mais na frente do Professor Jirafales, que é tão boa gente.
Chaves: Boa gente, o quilômetro parado? Se ele fosse boa gente, não nos deixaria outro dia sem recreio. (Jirafales cutuca o Chaves, mas ele não se dá conta) Se ele fosse boa gente não me daria zero na prova de aritmética. (Jirafales continua cutucando o Chaves) Se fosse boa gente, não nos daria zero em geografia. (Finalmente, Chaves se dá conta de que o Professor está atrás dele)
Prof. Jirafales: Muito bonito, Chaves!
Chaves: Isso porque não lavei a minha cara, hoje.
Prof. Jirafales: Tá, ta, ta... Não posso chegar nem 5 minutos atrasado, sem que a classe se converta em uma horda de gritos.
Quico: Está vendo, Chaves, te disse para se comportar bem.
Prof. Jirafales: E você também se comportou mal, Quico.
Quico: Eu? (Quico chora)
Pópis: Não chore, Quico, conta tudo pra sua mãe.
Prof. Jirafales: Pópis!
Pópis: Não ligue, estava só chamado sua atenção. (Malicha zomba de Pópis, imitando-a)
Malicha: Estava só chamando a sua atenção.
Prof. Jirafales: Malicha! Pro seu lugar.

Tem um desenho do Professor Jirafales no quadro, só que escreveram "Maestro Longaniza" com "S". O erudito Jirafales vai lá e corrige o erro de ortografia, colocando "Z". Só então, ele se dá conta de que o desenho era pra sacanear ele mesmo, e apaga-o.

Prof. Jirafales: Vamos ver, onde está a lista?
Cândida: Aqui estou. Eu sou a primeira da lista.
Prof. Jirafales: Vou fazer a chamada. Cândida?
Cândida: Aqui estou.
Prof. Jirafales: Não se diz "aqui estou", se diz “presente”.
Cândida: Ah. Presente.
Prof. Jirafales: Chaves?
Chaves: Aqui estou presente.
Prof. Jirafales: Elizabeth?
Elizabeth: Presente.
Prof. Jirafales: Godinez?... Godinez!
Godinez: Sim. O quê é?
Prof. Jirafales: Estou fazendo a chamada.
Godinez: Ah!
Prof. Jirafales: Malicha?
Malicha: Presente.
Prof. Jirafales: Nhonho?... Nhonho?... O Nhonho não chegou? (Seu Madruga e Nhonho entram na sala)
Nhonho: Desculpa o atraso, é que viemos caminhando ao invés de irmos pelo metrô.
Seu Madruga: É que no metrô não se permitem burros. (Quico ri muito) Bom, com licença.
Prof. Jirafales: Nhonho, vá para o seu lugar.
Nhonho: Sim, profê.

Nhonho senta em cima de Chaves. Chaves e Nhonho discutem. Quico ri.

Quico: O Nhonho fez purê de Chaves.
Chaves: Você vai ver na saída, Quico. (Quico chora)
Pópis: Conta tudo pra sua mãe, Quico.
Prof. Jirafales: Chaves, você vai ficar castigado e sem recreio.
Chaves: Tudo eu, tudo eu.
Prof. Jirafales: Todos para os seu lugares.
Chaves: E tudo por culpa do elefante. Mas você vai ver na saída.
Nhonho: Olha ele, olha ele, olha ele.
Prof. Jirafales: Vai se calar, sim ou não?
Chaves: Já estou calado. (Chaves não para de reclamar até que Quico extravasa)
Quico: Cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa louco!
Prof. Jirafales: Basta! O próximo que falar vai ficar sem recreio... Pópis?... Por que está calada?
Pópis: Você disse que o próximo que falasse, ficaria sem recreio.
Prof. Jirafales: No dia em que fizermos um concurso para saber quem é a maior besta da sala...
Quico: Presente!
Prof. Jirafales: Não faz falta fazer um concurso.
Quico: Quico, Quico, rárárá...

Cena 3

Prof. Jirafales: Vamos começar a estudar os animais.
Quico: Ah, não!
Prof. Jirafales: Quero dizer que vamos estudar os animais.
Quico: Por isso eu digo que vamos estudar os animais.
Prof. Jirafales: Vamos ver, Malicha? Qual é o maior animal que existe, pórem sem dentes?
Malicha: Minha avózinha.
Prof. Jirafales: Tem zero. Em primeiro lugar, porque não sabe. E em segundo lugar, por zombar de mim.
Malicha: Me dá outra oportunidade?
Prof. Jirafales: Está bem. Mas se voltar a zombar de mim, te deixo uma semana sem recreio. Qual é o animal mais grande que existe?
Malicha: Se eu respondo, você vai me deixar sem recreio o ano inteiro. (Elizabeth levanta a mão)
Elizabeth: O animal mais grande do mundo é a baleia, mamífero... (ela começa a falar muito rápido e Quico fica tão irritado com a velocidade da fala de Elizabeth, que acaba falando sua indefectível frase)
Quico: Ah, cale-se, cale-se, cale-se, que você me deixa louco!
Prof. Jirafales: Muito bem, Elizabeth, já é o suficiente, tem 10!
Elizabeth: Obrigado, mestre.
Prof. Jirafales: Agora vamos ver, dos animais de terra firme, qual é o mais grande e pesado?
Chaves: Pois o Nhonho.
Nhonho: Olha ele, olha ele.
Prof. Jirafales: Chaves!
Chaves: Comigo ninguém tem paciência.
Prof. Jirafales: Vamos prosseguir, Godinez?
Godinez: Não sei.
Prof. Jirafales: O quê?
Godinez: O que vai me perguntar.
Prof. Jirafales: Você nem sabe o quê eu vou te perguntar.
Godinez: Pois então!
Prof. Jirafales: Tirou zero.
Godinez: Obrigado.
Prof. Jirafales: Vamos ver, Cândida?
Cândida: Aqui estou.
Prof. Jirafales: Quais são os animais que comem carne?
Cândida: Eu tenho um cachorrinho que se chama Fru-Fru.
Prof. Jirafales: Quero dizer de todos os animais que comem carne.
Cândida: Isso não se pode saber, porque nem todos os cachorros foram vacinados.
Nhonho: Eu respondo. Os animais que comem carne se chamam leões.
Chaves: Não seja besta, Nhonho. Os leões só comem os negrinhos e os missionários.
Prof. Jirafales: E a ti também. Vou lhe dar zero, Chaves.
Chaves: A mim, por quê?
Prof. Jirafales: Em primeiro lugar, porque não respondeu a minha pergunta e em segundo lugar, porque os leões sim, comem carne.
Chaves: Mas também comem os negrinhos e os missionários.
Prof. Jirafales: Porque são de carne.
Chaves: Então os leões comem a gente! O que comer você se arrebenta, Nhonho.
Nhonho: Olha ele, olha ele.
Prof. Jirafales: Tá vendo, só Chaves, porque vem alguém e te castiga. Silêncio! Quem vai responder a minha pergunta? (Todos olham para Elizabeth)
Elizabeth: Os animais que comem carne, se chamam carnívoros. Os que comem insetos, se chamam insetívoros...
Quico: Os que comem tortas, se chama tortívoros...
Prof. Jirafales: Tem zero, Quico.
Pópis: Conta tudo pra sua mãe, Quico.
Prof. Jirafales: Como se chamam os animais que comem de tudo?
Chaves: Ricos.

Cena 4

Elizabeth acerta mais uma resposta.

Prof. Jirafales: Muito bem, Elizabeth, tem mais um 10.
Malicha: Grande coisa, estudando qualquer um sabe.
Prof. Jirafales: E se não estudarem, vão ser como os animais que estamos estudando.
Quico: E os animais que estamos estudando aqui são muitos.
Prof. Jirafales: O quê é uma coisa que está na concha de um molusco e que se forma com a baba de um animal?
Chaves: Olha, você pode ficar milionário, Quico.
Pópis: Conta tudo pra sua mãe, Quico.
Prof. Jirafales: Ninguém vai responder a minha pergunta? (Godinez levanta a mão) Muito bem, Godinez, é a primeira vez que você levanta a mão! Diga.
Godinez: Posso ir ao banheiro?
Prof. Jirafales: Não! Ninguém vai responder a minha pergunta? É algo que tem umas bolinhas redondas.
Quico: Redondas? Nhonho.
Nhonho: Não vou ficar discutindo com um tonto.
Quico: Quem está discutindo com um tonto é você!
Prof. Jirafales: É algo que as mulheres usam como adorno.
Malicha: O marido.
Prof. Jirafales: Ninguém vai responder a minha pergunta? (Todos olham para Elizabeth)
Elizabeth: São as pérolas!
Prof. Jirafales: Sim! (Todos aplaudem, e depois todos discutem)
Prof. Jirafales: Silêncio!
Pópis: Conta tudo pra sua mãe, Quico.
Prof. Jirafales: Pra fora da sala, Pópis. (Antes de sair, Pópis reclama)
Pópis: Conta tudo pra sua mãe, Quico.
Prof. Jirafales: Ouçam claramente, não quero um escândalo mais dentro da sala de aula... (Dona Florinda entra na sala)
Dona Florinda: Professor Jirafales.
Prof. Jirafales: Dona Florinda.

Quico tenta acusar o professor, mas ela não lhe dá atenção, e o garoto chora.

Nenhum comentário: