terça-feira, 21 de outubro de 2008

Angélines Fernandéz(a bruxa do 71)


Angelines Fernández
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Angelínez Fernández
Nome completo
Angelines Fernández Abad
Nascimento
9 de Julho de 1922Madri
Falecimento
25 de Março de 1994Cidade do México
Nacionalidade
espanhola
Ocupação
atriz
Angelines Fernández Abad (Madri, 9 de Julho de 1922Cidade do México, 25 de Março de 1994) foi uma atriz espanhola radicada no México.
Logo no começo da Segunda Guerra Mundial, seguiu para o México e começou sua carreira de atriz no início dos anos 70, quando Chespirito a convidou para trabalhar no seriado Chaves, interpretando a Dona Clotilde, que era chamada pelas crianças de Bruxa do 71 cujos bordões eram: "Como disse?", "Quem é bruxa?" e "É melhor não dizer nada.", além de alguns pequenos papéis no Chapolin.
Interpretou também Dona Cotinha (em Chaves)
Faleceu no dia de 25 de março de 1994, aos 71 anos de idade, vítima de câncer de pulmão. Angelines foi a terceira do elenco do Chaves a morrer, depois de Ramón Valdez, que interpretava o personagem Seu Madruga e Raúl Padilla, que interpretava o personagem Jaiminho, o carteiro.
Poucos sabem, mas Angelines era considerada uma das mulheres mais bonitas do México. Dublada no Brasil pela recentemente falecida Helena Samara.

[editar] Dona Clotilde
Dona Clotilde foi seu personagem chave, se consagrou com ele além de vencer um desafio com ela mesma, encarar um personagem cômica sendo uma atriz de arte dramática. Por conseqüência do personagem, na vida real era vista como bruxa de verdade por parte das crianças. Quando saía com sua filha ao supermercado ou para passear com o cachorro, as crianças gritavam: “Aí vem a Bruxa!”. Isso deixava Angelines muito triste, pois as crianças não chegavam perto dela porque tinham medo. Depois acabou se acostumando e não lhe incomodava que a chamassem de “Bruxa”.
Angelines trabalhou com Chespirito até 1994, e até esta data continuou fazendo alguns filmes. Ganhou muitas medalhas da ANDA por sua trajetória artística. Angelines Fernandez morreu em 25 de março de 1994, aos 71 anos, vítima do fumo em excesso. Foi enterrada em “Mausoleos Del Ángel” e até hoje várias pessoas a visitam e levam flores.

[editar] Filmografia
Misterios de la magia negra
Mi niño, mi caballo y yo
El esqueleto de la señora Morales
El Padrecito
Estrategia matrimonial
Despedida de casada
Corona de lágrimas
Oye Salomé!
El Chanfle
El Chanfle 2
Charrito

Nenhum comentário: