quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha


Maria Antonieta de las Nieves nasceu em 22 de dezembro de 1950 na cidade de Nayarit no México. Desde os seis anos de idade começou a sua carreira artística em teatros e aos oito anos já fazia dublagens para a TV.
Ela sempre quis ser uma vedete na televisão, fazendo importantes papéis dramáticos em telenovelas, mas ela já estava destinada a ser uma atriz cômica. Chespirito a conheceu quando ela fazia dublagens e ele estava precisando de uma atriz jovem e baixinha para suas séries de TV.
Maria Antonieta, por incrível que pareça, não gostava de fazer comédias, e recusou o convite de Chespirito. Ele, por sua vez, lhe disse que se não fazia comédias, todavia não era uma boa atriz, porquê uma atriz que se preze, sabe atuar em diversas áreas, tanto em dramas, terror e comédias, foi aí que ele acabou a convencendo e ela antes de trabalhar no Chaves, fazia junto com Ramón Valdéz, Ruben Aguirre e o próprio Chespirito o programa “Los Super Gênios de la Mesa Cuadrada”. Logo depois, surgia no México, os primeiros capítulos do Chapolin Colorado, e ela era presença marcante em todos eles, pois era a única mulher jovem do elenco todo que poderia fazer as mocinhas, pois Florinda Meza ainda não tinha sido chamada para o grupo, depois de Chapolin, foi que ela começava a dar vida ao seu personagem mais famoso de todos, a endiabrada Chiquinha, a filha do Seu Madruga no seriado Chaves. Depois de um certo tempo no programa, Maria Antonieta saiu do elenco em 1973 para fazer carreira solo, mas não obteve sucesso e em 1975 voltou aos seriados de Chespirito.
Depois da saída de Carlos Villagrán e Ramón Váldez do elenco, Maria Antonieta era presença indispensável no programa, agora ele também atuaria como Dona Neves, a “biscavó” da Chiquinha para tampar o buraco deixado pelo Seu Madruga.
Depois que Chaves e Chapolin deixaram de ser programas solos, ela passava a interpretar novos papéis bem diversificados no Programa Chespirito. Um desses papéis era “Marujita”, do qual ela afirma não ter gostado de dar vida, pois tinha características mais adultas e se assemelhar a uma mulher de vida fácil.
Em 1994, ganhou seu programa solo na Televisa que se chamava “Aqui está La Chilindrina”, mas que só teve 13 capítulos gravados. Também gravou um filme com a personagem Chiquinha, chamado “La Chilindrina em Apuros”.
Atualmente ela está casada com Gabriel Fernández, que também participava dos programas de Chespirito como o narrador das aberturas, hoje em dia ele é produtor de programas da TV mexicana e tem com Maria Antonieta dois filhos, Verónica, que também atuou no Chaves, e Gabriel.

Nenhum comentário: